O que é uma plataforma de gestão de loteamento e como ela pode ajudar?

O que é uma plataforma de gestão de loteamento e como ela pode ajudar?

No mercado imobiliário, se tem visto diversas mudanças para acelerar os resultados e oferecer um melhor serviço ao consumidor final. Uma delas está justamente na gestão de loteamento.

Quando se trata de incorporadoras e loteadoras, hoje é possível ter na palma das mãos uma plataforma que possibilite essa gestão de loteamento digital. Seja por meio de aplicativo ou qualquer outro software, a transformação digital vem proporcionando muito mais facilidades no dia a dia das empresas.

O que é um sistema ERP

Enterprise Resource Planning (ou Planejamento de Recursos Empresariais), o famoso ERP, é uma ferramenta que está sendo bastante utilizada e conhecida entre os ecossistemas das empresas.

Isso acontece porque ele é um sistema implementado para ajudar na fluidez e na condução dos processos que ocorrem ali. Portanto, seu objetivo ali é fornecer funcionalidades customizadas e adequadas à determinada loteadora ou incorporadora.

Como a plataforma de gestão de loteamento pode ajudar?

Dadas as definições, vamos conhecer quais as funcionalidades de um sistema de gestão de loteamento e como elas podem beneficiar empresas do ramo imobiliário.

É importante ressaltar que existem várias opções no mercado de tecnologia, com custos variados e que abarcam serviços de acordo com a necessidade das empresas.

A seguir, vamos explicar por tópicos como um sistema de gestão de loteamento pode ajudar neste segmento do mercado imobiliário. Confira!

Desburocratização

Este com certeza é um assunto que está sempre em pauta quando o assunto está relacionado ao segmento imobiliário. Isso acontece porque no ramo ainda existem muitos processos que envolvem órgãos públicos e instituições financeiras.

No entanto, uma das propostas de uma ferramenta para gestão de loteamento é facilitar ao máximo para loteadoras e incorporadoras, reduzindo gargalos e aproveitando de maneira melhor o tempo.

Com uma plataforma, é possível unificar e integrar os dados da incorporadora imobiliária ou loteadora, resultando em uma facilidade a mais para seu acesso a quem precisar da empresa, ao mesmo tempo que é possível atualizá-los rapidamente.

Prospecção

Isso mesmo, você não leu errado!

Uma das maiores ajudas de um sistema de gestão de loteamento é a gestão de carteira de clientes. E com uma boa gestão de carteira, vem a identificação de oportunidades.

O que acontece é que, nessas ferramentas, é possível identificar com mais facilidade os clientes inativos e entender precisamente o porquê da sua inatividade. 

Daí em diante, os setores responsáveis pelo comercial e de relacionamento com o cliente consegue criar estratégias mais adequadas e integradas para converter o inativo em um fechamento de negócio. E, consequentemente, em lucro!

Vendas em tempo real 

Lote disponível, lote em processo de venda e lote vendido. Já imaginou ter em uma só ferramenta uma funcionalidade atualizada e dinâmica sobre como andam as vendas dos lotes?

Pois é! Num sistema de gestão de loteamento, esse mapa integrado funciona em tempo real, sem precisar de inúmeros papéis ou desencontro de informações “boca a boca”.

Essa é uma tecnologia muito útil para qualquer empresa loteadora e incorporadora, já que evita que seus vendedores percam muito tempo procurando saber se determinado lote já está vendido ou não. No software, eles mesmos podem atualizar o mapa com suas vendas em processamento, deixando acessível para todos. E o tempo otimizado pode ser gasto com o cliente, por exemplo.

Mas, aqui é importante ressaltar: se sua loteadora não tem implementada na cultura alguma tecnologia facilitadora, com um ERP, é necessário estimular seu uso continuadamente a partir de capacitações! 

E esteja aberto a ouvir o time comercial sobre o que está dando certo ou não.

Monitoramento de processos

A concentração de informações em uma plataforma de gestão de loteamento possibilita um controle maior para gestores e decisores. Nesse sentido, eles podem ter em mãos, de um jeito rápido, atualizado e otimizado, o que está acontecendo em cada departamento ou etapa de determinado processo.

Logo, as decisões a tomar se tornam mais assertivas, baseadas não só em resultados, como também em todo o fluxo da incorporadora/loteadora. Pode ter certeza de que isso aumentará a satisfação e o engajamento dos funcionários, pois a gestão passa a ser transparente.

Fluxo de caixa

Como já dissemos anteriormente, uma das coisas que faz parte da gestão de loteamento digital numa plataforma ERP é a integração de dados.

A partir disso, o financeiro da incorporadora ou loteadora tem muito a ganhar com a implementação dessa tecnologia. Nela, é possível armazenar as informações sobre fluxo de caixa, dando um panorama mais dinâmico na hora de gerenciar as contas a pagar e as contas a receber.

Outro ganho que uma empresa loteadora tem com essas plataformas é na organização. Se todos os dados de pagamento e recebimentos estão centralizados em um só lugar, o fluxo se organiza, dando menos precedentes para erros.

Emissão de documentos

Uma das facilidades de um ERP para gestão de loteamento é a maior agilidade na hora de emitir os documentos necessários para os clientes.

Portanto, se um corretor de imóveis fechou a venda de determinado lote por meio da plataforma, ele consegue emitir o contrato para o cliente por ali mesmo. Além disso, também há a possibilidade de emitir os próprios boletos dentro do sistema.

Conclusão

Como se pode ver, a tecnologia já é uma realidade no mercado imobiliário. Na prática, existem inúmeras vantagens em sua implementação, entre elas: times mais engajados, transparência nas informações, cadastramento feito com agilidade, gestão eficiente, maior perspectiva de inteligência de mercado e pensamento a longo prazo acerca dos resultados obtidos e esperados.

Entretanto, assim como investir nela, é preciso investir na capacitação de seus funcionários com ela. No português claro: ensiná-los a utilizar.

Dessa maneira, a empresa como um todo consegue enxergar como se adaptar melhor às ferramentas de gestão de loteamento. Lembre-se: a transformação digital faz com que tudo esteja sempre mudando, portanto, esteja em constante aprendizado. E voltando a falar em transformação digital, neste artigo que fizemos, separamos quais as 5 tendências para o mercado imobiliário na era digital. Não deixe de ler!