Facilidade e rapidez: Como calcular DRE e VGV com o software Terravista

Facilidade e rapidez: Como calcular DRE e VGV com o software Terravista?

Quando se fala em análise financeira no ramo de loteamento, dois cálculos se destacam inegavelmente: DRE e VGV

Mas, é possível facilitar essas análises importantes e necessárias? Sim, é! 

Graças às inovações tecnológicas, já existem softwares de gestão de loteamentos, e é sobre isso que falaremos hoje! Continue lendo e como é possível, fácil e prático.

Vantagens de um software de gestão de loteamentos

Primeiro é importante sabermos como um software pode facilitar o dia a dia do empreendedor com o seu negócio.

No ciclo de vendas, o software possibilita aumentar as suas vendas controlando a equipe comercial, realizando a reserva de lotes, bem como a geração de propostas e a emissão de contratos.

É possível também em um só aplicativo controlar remotamente os lotes disponíveis, aprovar propostas online e acelerar as vendas. Além de oferecer apoio os corretores oferecendo informações precisas em tempo real .

Primeiramente, o que significa DRE?

DRE é a sigla de Demonstração de Resultados do Exercício que contém um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).

Para que serve?

Através deste recurso, é possível realizar o mapeamento de todos valores aplicados e recebidos durante um certo período de tempo, na maioria das vezes, sendo analisado anualmente.

Com o DRE, você poderá conferir quais foram as despesas, os ganhos, os pagamentos e os recebimentos realizados pela sua empresa durante o exercício da função.

Como Calcular DRE pelo software Terravista?

A Terravista desenvolveu seu software de gestão de loteamento para incorporadora e loteamento da dessa forma, nosso financeiro possui essa função de controle para uso de nossos clientes, veja onde localizá-la:

Na aba: Relatórios / Curva financeira – Já é possível selecionar o período de análise e visualizar os dados de sua empresa.

Todo controle em apenas uma tela, bem intuitiva e de fácil compreensão, porque assuntos como este, devem estar claros para iniciar seu estudo o mais breve possível.

Agora, o que significa VGV?

VGV é a sigla de Valor Geral de Vendas, que é o potencial total de geração de riqueza que o empreendimento irá obter ao vender 100% das unidades.

Qual a sua importância?

O VGV é um dos parâmetros que ajuda na definição do orçamento de obra (custo orçado), pois com base nele, que se define quais materiais utilizar, quantidade, etc. Ele também auxilia no ponto de vista comercial, definindo assim, se faz sentido lançar o empreendimento.

O VGV pode ser utilizado também como um índice de comparação no setor imobiliário, além disso, as empresas utilizam este parâmetro para a base de gastos com as despesas de marketing. E para efeito de mercado, o VGV é utilizado e evidenciado nos “RELEASE” das Companhias abertas.

Como calcular o VGV?

Para calcular o VGV, é necessário saber a quantidade de unidades a venda e o valor comercial/mercado de cada uma delas. Para isso, o cálculo consiste na fórmula:

Número de unidades x valor de cada unidade

Para que serve o cálculo de VGV?

Ele tem como finalidade somar o valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento lançado, e indica também a viabilidade do projeto do ponto de vista comercial, mas não somente isso.

Além do mais, permite também fazer uma avaliação do potencial e o desempenho do mercado, consequentemente. Mas é importante lembrar que o VGV é uma estimativa.

No software da Terravista essa função é encontrada no:

 Relatório / Gerencial

Agora, conheça também outras funcionalidades do software da Terravista

Logo no seu primeiro contato visual, consta um Resumo dos seus lotes, dividido em 4 partes:

  • Quantidade
  • Área em M2
  • Valores
  • Valor por M2

O uso de ferramentas que disponibilizam dados que facilitam controles como DRE e VGV são fundamentais para a garantia de resultados cada vez mais positivos. O sistema Terravista de forma objetiva já calcula automaticamente para você. Saiba mais como teê-lo para seu empreendimento, entre em contato conosco.