Como ter sucesso nas vendas de seu loteamento? Confira 4 dicas indispensáveis

Como ter sucesso nas vendas de seu loteamento? Confira 4 dicas indispensáveis

Após um longo período de estudo, planejamento e desenvolvimento do projeto de um loteamento, finalmente ele está pronto para as vendas.

Mas como garantir o sucesso das vendas?

1- Informe-se e informe sobre o seu negócio

O corretor, como intermediador que é, precisa entender aspectos legais do processo, e também certificar-se que o comprador e o proprietário também estão cientes de tudo, evitando assim, possíveis transtornos futuros.

Para isso,é preciso estar munido de todas as características do loteamento e se preparar para a venda. Abaixo, separamos algumas informações importantes sobre o lote que contribuem para uma negociação seja bem sucedida.

  • Ir à campo, conhecer o local, falar com os moradores da redondeza para entender a dinâmica do bairro, a segurança, suas facilidades.
  • Conhecer o tamanho exato dos lotes, como será a construção e todos as outras características deste loteamento

2- Prepara-se para ser o vendedor de sucesso

As vendas não são tão simples quanto parece, por conta de diversas condições sociais e econômicas envolvidas. Também existem algumas questões jurídicas que precisam ser consideradas e que influenciam em todo o processo. 

Por isso é muito importante que o corretor tenha as seguintes habilidades:

  • Ser habilidoso e entender as questões técnicas/burocráticas do negócio;
  • Conhecer preços atualizados de mercado, valores reais dos terrenos e possibilidades de negociação;
  • Manter-se sempre informado acerca dos aspectos jurídicos que envolvem a negociação de um lote;
  • Ser paciente e estar ciente que o retorno financeiro pode demorar, acontecendo de médio a longo prazo;
  • Investigar o bairro onde o loteamento se encontra, a sua segurança e seus atributos positivos e negativos;
  • Entender a situação financeira de seus clientes e, sempre que possível, adaptar a negociação para esta situação
  • Manter uma boa relação com os clientes, seja eles proprietários ou compradores.

3- Defina seu público e o objetivo de vendas 

É preciso estar ciente também que o público muitas vezes é diversificado, ou seja, alguns compram com a intenção de construir de imediato, outros por sua vez, o encaram como um investimento, e não sabem o que será feito, nem quando. Neste caso, divulgar o lote pode precisar 

Por essa razão, deve-se entender o produto e definir previamente, se é melhor procurar por investidores ou parceiros que estão em busca de um investimento. Ou se a melhor ideia é divulgar para o público em geral, aguardando as vendas acontecerem.

4- Capriche na divulgação de seus lotes

A dica parece simples, mas é muito comum, empreendedores não investirem em divulgação. Loteamentos precisam de uma grande visualização para que você consiga atrair seus potenciais clientes.

Ter dezenas de lotes e não fazer a divulgação deles é um erro irreparável, com consequências muitas vezes graves. Por isso, a boa divulgação é o divisor entre o sucesso e o fracasso do empreendimento.

Por isso, o recomendável é que o corretor prepare uma boa apresentação visual sobre o terreno, contendo o máximo de dados técnicos e comerciais sobre a área em que o terreno se encontra.

Insira também dados básicos dentro de um padrão mais formal e profissional que podem atrair uma atenção maior do cliente, bem como, informações da localização geográfica anexas ao mapa da região.

Conclusão

Todos esses fatores irão refletir no seu Retorno Sobre Investimento (ROI), por isso é preciso cuidado e estudo das mais diversas situações para obter lucro, não é um caminho fácil e rápido, porém não é impossível.