Como estruturar um lançamento imobiliário de sucesso?

Em tempos de transformação digital, internet e rapidez nas informações, estruturar um lançamento imobiliário de sucesso tem se tornado uma tarefa mais dinâmica ao mesmo tempo em que mais competitiva.

Nesse sentido, desde o início do processo de construção do empreendimento em questão, é preciso ter uma visão detalhada e aprofundada — baseadas em estudos de mercados completos — para direcionar o lançamento ao público correto. Além disso, algumas técnicas e conhecimentos não podem ser deixados de lado na hora de colocar a mão na massa.

Siga com a gente nesse artigo que vamos explicar como seu lançamento pode dar mais certo do que imagina. Boa leitura!

Por onde começar?

Bom, antes de tudo, vamos esclarecer: um lançamento imobiliário é uma inauguração, a abertura das vendas!

Entretanto, a grande questão de estruturar um lançamento imobiliário é vende-lo antes mesmo dele estar pronto. E como fazer isso? Despertando o desejo, o sonho de acordo com as necessidades da pessoa.

E para isso, é necessário muito mais que apenas entender perfeitamente todas as ferramentas de marketing digital. É preciso entender qual o comportamento do seu consumidor dentro do mercado imobiliário.

Vamos explicar.

Ao estruturar um lançamento imobiliário, a incorporadora ou imobiliária deve compreender algumas questões de preferências do consumidor do seu nicho, entre elas:

  • Qual o perfil do seu cliente ideal, ou seja, sua persona?
  • O que ele leva em consideração ao tomar uma decisão de compra?
  • O que ele gosta de consumir? O que brilha seus olhos?
  • Qual o momento mais propício para transações no mercado imobiliário? Quais as tendências?

Essas são algumas das informações a se levantar antes de iniciar um lançamento de empreendimentos. Se você já tem esses dados mapeados, o direcionamento das próximas ações será bem melhor definido e aproveitado, pois a chance de vender para o cliente certo na hora certa é bem maior.

Local e showcase

Quando estruturar um lançamento imobiliário, procure fazê-lo no local da obra. Essa estratégia serve para ambientar os interessados e mostrar todos os detalhes do entorno, como estrutura, localização, especificações da obra e outras informações que podem ser relevantes na hora de atrair compradores.

Ao mesmo tempo, não deixe de utilizar o showcase da empresa, destacando outro lançamento de empreendimentos, histórico e dados que tragam uma boa reputação e aumente a confiança dos clientes para que eles fechem negócio.

Marketing Digital

Esse é instrumento essencial para o sucesso em estruturar um lançamento imobiliário.

Com o mundo cada vez mais digitalizado, o cliente tem uma gama de opções de vários tipos, valores, propostas… isso representa o quanto sua estratégia tem de estar preparada para oferecer diferenciais, sonhos e soluções criativas.

Planeje uma estratégia que faça a curiosidade do seu cliente ideal aguçar. Invista em produção audiovisual (como teasers), anúncios, landing pages, captação de leads e conteúdo diverso para redes sociais que cheguem ao seu público-alvo. O ideal é aliar criatividade com estratégia!

Mas, atenção! Seja claro nas informações que a sua incorporadora ou imobiliária irá apresentar.

Gatilhos mentais

Um dos mais poderosos meios de conquistar e atrair clientes para o empreendimento é a utilização de gatilhos mentais.

No marketing digital, esse recurso é muito utilizado para se aproximar do público certo da solução ou produto oferecido.

Ao estruturar um lançamento imobiliário, não só a parte de marketing do empreendimento, como também os corretores devem recorrer a gatilhos mentais a exemplo de:

  • Exclusividade: mostre a pessoa como aquilo é único e como ela se sentirá única e exclusiva ao investir no imóvel;
  • Curiosidade: já citamos isso anteriormente, mas deixar seu público curioso é uma ótima ferramenta para gerar interesse;
  • Escassez: assim como um cliente preza pela exclusividade, ele também não quer perder essa oportunidade. Portanto, com a escassez, é possível colocar limites e fazer com que ele tome a decisão mais rapidamente (“Só até X dia”, “Últimas unidades”).

Estruturar um lançamento imobiliário — etapas

Resumidamente, existem alguns passos no marketing imobiliário que podem servir de norte para o lançamento de empreendimentos:

  • Concepção: planejamento, colocar as ideias no papel. Como será estruturada a divulgação? Como a empresa planeja chamar atenção nas redes e demais canais de comunicação? Aqui, é essencial um estudo de mercado que norteie as ações.
  • Pré-lançamento: essa fase também é conhecida por ser aquela que vai captar o interesse do público. Também conhecida como represamento, ao estruturar um lançamento imobiliário, o ideal é, a partir de teasers e outras mídias de propagação do empreendimento, trabalhar essa etapa para medir o índice de interesse e curiosidade, se está atraindo as pessoas certas, especialmente com investidores. E claro, para entender o que não está encaixando e aperfeiçoar!
  • Lançamento: a inauguração e venda do empreendimento propriamente dita. É nela que os vendedores precisam colocar em prática a venda de sonhos, fazer o cliente se ver com aquele investimento. Como já dissemos anteriormente, no geral o lançamento é realizado no local das obras, o que possibilita o público de conferir como estão as obras, como é a concepção do projeto com mais detalhes, os arredores etc.

Muito importante também é a força de vendas. Os corretores precisam estar bem treinados, engajados e preparados para fechar negócio. Esse ciclo costuma durar de 30 a 60 dias.

Para fechar o raciocínio

Estruturar um lançamento imobiliário, de fato, possui muitos detalhes. São vários profissionais envolvidos, metas a serem alcançadas e, para isso, é recomendável o engajamento e a preparação de todas as partes.

As instituições envolvidas, como incorporadoras, construtoras e imobiliárias, precisam estar alinhadas e em consonância a fim do projeto sair com a melhor estrutura possível e render investidores e compradores.

Um empreendimento de sucesso é feito com muito esforço e dedicação. Com as ferramentas certas e bem aplicadas, o lançamento, com toda certeza, terá suas vendas alavancadas.

 E, por falar em vendas, no artigo “Entenda como fazer uma gestão de vendas eficiente em incorporadoras” explicamos como a força comercial de uma incorporadora deve ser construída. Não deixe de ler!