5 vantagens de usar plataforma de gestão imobiliária em sua incorporadora

5 vantagens de usar plataforma de gestão imobiliária em sua incorporadora

Em época de transformação digital, as empresas estão buscando ainda mais ferramentas que facilitem e melhorem seus processos. Com o mercado imobiliário não poderia ser diferente e é por isso que, neste texto, vamos mostrar e explicar em detalhes as 5 vantagens de usar uma plataforma de gestão imobiliária na sua incorporadora!

Boa leitura!

Entendendo o que é ERP

Para começar, é preciso entender o que é essa sigla. ERP, significa Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais. 

Até parece um bicho-de-sete-cabeças, mas, na realidade, ERP nada mais é que um sistema de gerenciamento, organização e planejamento para qualquer empresa. A plataforma de gestão imobiliária serve para alocar de forma correta, atualizada e facilitada os processos que existem no ambiente profissional, aumentando o rendimento e os resultados.

A seguir, vamos detalhar quais as vantagens de aderir a um sistema ERP na sua incorporadora

1) Gestão de dados eficiente e transparente

Qual incorporadora ou empresa de um outro segmento já não passou apertos com desencontros ou falta de informações entre os funcionários?  

Isso acontece porque, pode ser que o método usado naquele ambiente é manual e analógico. A partir daí, os riscos são vários: cada um faz de um modo, não há padronização, faltam informações e, muitas vezes, a atividade demanda mais tempo do que o necessário.

Numa plataforma de gestão imobiliária, essas pequenas falhas são mais improváveis de acontecer. Os registros de dados ocorrem de uma maneira mais integrada, rápida e segura, atualizada para todas as pessoas da empresa. 

Inclusive, essa integração de dados é essencial no quesito transparência! Quando se tem uma ferramenta que ajuda na gestão de informações, não só a equipe, quanto os sócios da incorporadora conseguem ter acesso em tempo real aos processos em andamento, possibilitando decisões mais assertivas.

Se sua incorporadora já investiu numa plataforma de gestão imobiliária, pode ter certeza de que terá bons resultados nos seus fluxos de trabalho e na colaboração entre os departamentos e suas respectivas equipes.

2) A plataforma de gestão imobiliária oferece otimização

Para uma incorporadora funcionar com toda sua capacidade, é preciso otimização!

Essa vantagem vai estar muito ligada à anterior, já que, quando se tem uma plataforma de gestão imobiliária integrando todos os dados de clientes, loteamentos e funcionários de todos os departamentos, a burocracia diminui, a otimização aumenta e o tempo é gasto da maneira correta.

Além disso, uma ferramenta ERP oferece alternativas mais ágeis para otimizar a produção de relatórios, os cadastros de loteamentos, no controle de fluxo de caixa etc. Também não podemos esquecer da gestão de contratos! Com o sistema, é possível melhorar o controle do histórico contratual de cada cliente e, ainda, desenvolvê-los rapidamente de acordo com seu tipo.

Hoje, inclusive, com um sistema automatizado, é possível disponibilizar um mapa atualizado dos lotes que estão com as vendas em andamento, que foram vendidos ou que ainda estão disponíveis. Ou seja, uma gestão de loteamento digital mais alcançável, segura e planejada.

3) Suporte ao cliente

Uma plataforma de gestão imobiliária não só beneficia a incorporadora, como também a base dela, ou seja, seus clientes. Se um deles precisa de alguma demanda, como emissão de boletos ou renegociação de contratos, por exemplo, a ferramenta automatizada consegue atendê-la com velocidade. 

Outra grande vantagem nesta área é identificar mais facilmente aqueles clientes inadimplentes e aqueles adimplentes. Dessa maneira, é possível traçar estratégias assertivas e cuidadosas na hora de reter clientes e buscar novas oportunidades de negócio, aumentando sua carteira.

Quando essas estratégias são guiadas por informações mais completas, a incorporadora também consegue, por consequência, gerar um relacionamento construtivo, humanizado e eficaz com seus clientes. 

E aqui, vale ressaltar essa dica: a gestão administrativa, financeira, comercial e processual da sua incorporadora deve ser sempre pensada nas dores dos clientes, e o sistema ERP entra para auxiliar neste quesito.

4) Escalabilidade

Se você empreende, muito provavelmente já deve ter ouvido falar disso, no entanto, nunca é demais lembrar deste conceito.

Escalabilidade nada mais é que a capacidade que sua empresa tem de crescer a partir de sistemas de tecnologia que otimizem, simplifiquem e integrem sua gestão. E, com uma plataforma de gestão imobiliária, qualquer incorporadora consegue exponenciar sua capacidade de ser escalável.

Lembre-se: pensar em escalabilidade é pensar no futuro do empreendimento!

Assim, é possível registrar todos os dados de crescimento e deixá-los disponíveis a todos da empresa. Com eles, também fica mais fácil mensurar os resultados, trazendo metas palpáveis e decisões mais realistas.

5) Segurança de dados

Uma das grandes questões do século XXI e que a tecnologia e a transformação digital trouxeram foi exatamente a da segurança de dados.

Se tratando do âmbito empresarial, a segurança é essencial, não só para a proteção de informações relacionadas à administração e gestão de uma empresa, como também para a proteção dos seus clientes.

Quando uma empresa investe em plataforma de gestão imobiliária confiável, ela também está investindo no sigilo de dados de seus clientes e funcionários, protegendo-os e controlando os acessos. 

6) Bônus: aumento de vendas

Como já dissemos no item 3, uma plataforma de gestão imobiliária tem a capacidade de melhorar todo atendimento e relacionamento ao cliente, bem como identificar novas oportunidades a longo prazo na carteira.

Bem como os clientes já existentes, um sistema ERP facilita sua área comercial na hora de fechar novos contratos, pois propicia agilidade em oferecer o serviço ideal para loteadores e donos de empreendimentos.

Com ajuda da tecnologia, a incorporadora consegue cruzar as informações do perfil com a   necessidade do cliente, ofertando a melhor opção a ele.

Conclusão

Para toda incorporadora, uma plataforma de gestão imobiliária oferece serviços que auxiliam todo o fluxo de trabalho. Com a integração de departamentos por meio de dados atualizados em tempo real, o engajamento e a confiança dos funcionários aumenta, já que os resultados se tornam mensuráveis, alcançáveis e assertivos.

Além dessas vantagens, seus clientes adquirem mais confiança e segurança em investir nas suas soluções para lotes. Hoje, algumas empresas possuem soluções digitais, como aplicativos e softwares, para os diversos setores do mercado imobiliário.

Uma delas é a Terravista, que oferece uma plataforma completa para a gestão de loteamentos digitais de quaisquer incorporadoras. Para conhecer mais sobre nossas soluções, clique aqui!