4 processos infalíveis para melhorar sua gestão de loteamento

4 processos infalíveis para melhorar sua gestão de loteamento

Em qualquer incorporadora imobiliária, fazer uma boa gestão de loteamento é essencial para manter as vendas aquecidas e os negócios fechados. Isso porque, por trás de toda gestão eficiente, tem planejamento, otimização, tecnologia e integração.

A seguir, separamos 4 dicas infalíveis que vão melhorar (e muito!) a gestão de loteamento. Confira!

1) Equipe treinada e integrada em todos os processos

Para começar, vamos falar de um pilar essencial em qualquer modelo de empreendedorismo: a equipe! 

A empresa pode ter todas as soluções digitais possíveis, mas sem uma equipe bem treinada, que desconhece todos os processos e a persona do cliente, a boa gestão de loteamento não acontece. 

O raciocínio é simples: é o time que irá conduzir tudo que precisa ser feito, da venda ao pós-venda. Portanto, é papel do gestor garantir que isso seja realizado da forma mais vantajosa, tanto para o cliente, quanto para a loteadora.

2) Invista em sistemas de gestão de dados

Na era da transformação digital, a gestão de loteamento digital é uma exigência dos consumidores. Por isso, na área da incorporação, ter um sistema que controle a dinâmica de dados dos clientes e seus contratos é imprescindível. 

Seja por software, seja por aplicativo, com sistemas próprios, o vendedor e corretor de imóveis podem manter suas carteiras de clientes sempre atualizadas, separando-os entre ativos e inativos. Além disso, o gestor consegue acompanhar de perto todos os processos, identificando com mais facilidade possíveis erros e diminuindo seu retrabalho.

3) Controle de cadastro de terrenos e lotes

Antes mesmo de colocar um lote à venda, é necessário ter um controle sistemático de todas as suas informações. Desde tamanho, precificação, até localização, para uma gestão de loteamento que funcione, a incorporadora imobiliária ou loteadora precisa utilizar meios e ferramentas que recolham esses dados com detalhes e precisão.

No setor imobiliário, utilizar plataformas que otimizem as informações do lote e as transmita com transparência, não só serve para melhorar as vendas, como também é um artifício para chamar atenção do consumidor. E por falar em vender, separamos este artigo com ótimas dicas para turbinar as vendas de seus lotes!

4) Controle de vendas e pós-vendas

Embora esta dica esteja muito relacionada ao item 2, vamos ressaltá-la em um tópico separado.

Para a gestão de loteamento ser realmente eficaz, precisa haver um controle e um acompanhamento durante e após as vendas. E, sim, isso pode ser feito com um sistema automatizado de gestão em um app, por exemplo. 

A outra grande facilidade da tecnologia é a possibilidade de mapear em tempo real os lotes que estão à venda, os que já foram vendidos e os que estão em andamento. Assim, quando um lote é vendido, o contrato e os boletos também podem ser emitidos na mesma plataforma, de maneira mais automatizada.

Além disso, faz parte de uma boa gestão de loteamento identificar clientes inadimplentes. Com uma base de dados organizada e sempre atualizada, o setor de relacionamento consegue oferecer soluções a partir do motivo da inadimplência e, assim, gerar relatórios para melhoria e priorização das vendas.

Conclusão

A gestão de loteamento em qualquer incorporadora envolve todos os departamentos. Assim como é crucial utilizar sistemas digitais, também é necessário, na mesma medida, a capacitação dos funcionários para o controle da plataforma. Nesse sentido, com essas dicas, sua empresa já terá um bom norte para o sucesso na gestão!